Preciso de um Plano de negócios?
- Prospera Consultoria
- 11 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Todos os empresários querem um plano para direcionar o foco à estratégia da empresa, gerenciar entregas e operações, atribuir responsabilidades, medir o desempenho dos seus funcionários e administrar seus recursos financeiros pelo controle de vendas, custos e despesas. A maioria ainda imagina o plano de negócios como um documento imenso, extremamente complexo e impossível de ser compartilhado com o restante da empresa. Isso têm mudado! Hoje os planos de negócios são simples, claros e muito funcionais. Eles vão “amadurecendo” junto com a empresa e equipe de trabalho, são documentos vivos dentro do negócio e direcionam os esforços para o mesmo caminho.
Algumas razões para elaborar um plano de negócios:
Montar um novo negócio
Dar subsídios em uma captação de empréstimo ou investimento para o negócio
Definir objetivos e descrever programas para atingir estes objetivos
Avaliar uma nova linha de produtos, promoção ou expansão da empresa
Alinhar os objetivos do negócio e corrigir processos
Definir parcerias

O que deve conter no Plano de negócios?
Todos os planos de negócio precisam fornecer informações claras para a gestão da empresa em todas as hierarquias e estas informações devem ser regularmente revisitadas. Este documento deve comprovar que sua empresa gerará receita suficiente para cobrir suas despesas e gerar lucro.
Se você está escrevendo um plano para expandir um negócio existente, então o foco desse plano pode ser mais operacional do que financeiro. Se você está escrevendo um plano para um banco, o aspecto mais importante para o gerente do banco será seu financeiro. Suas suposições são realistas? O fluxo de caixa será suficiente para que você possa efetuar os pagamentos mensais do empréstimo que solicitou? Se sua empresa fatura R$ 10.000 por mês e seus pagamentos são R$ 10.200 por mês, é provável que o banco o rejeite.
Se você está escrevendo um plano para um investidor capitalista, o fator mais importante na decisão de investir em uma empresa é em sua maior parte a qualidade das pessoas. No setor imobiliário, onde os três maiores critérios são “localização, localização e localização”, o axioma do capital de risco é “pessoas, pessoas e pessoas”. Os investidores perguntarão, quão experientes são as pessoas que irão administrar esse negócio? Eles têm conhecimento do setor? Eles começaram empreendimentos de sucesso no passado? Mas é claro que a necessidade do mercado e o tamanho do mercado, o crescimento do mercado, a escalabilidade, a defensibilidade e as saídas potenciais também são importantes.
O que faz um plano de negócios bem-sucedido?
Adaptar-se a realidade do negócio
Ser realista, ou seja, pode ser implementado
Específico: Permite rastrear sua evolução
Definir claramente as responsabilidades
Utilizar-se de um padrão de comunicação voltado ao seu público alvo
Comprometimento e envolvimento de toda a equipe
Ter um cronograma de execução
Seu plano de negócios é a ferramenta de gerenciamento mais importante que você tem. Ele define sua estratégia, táticas e atividades específicas para execução, incluindo datas e prazos, orçamentos e fluxo de caixa. O documento do plano, quando e onde é necessário, é como o seu cartão de visita; você vai chegar na porta onde você terá que convencer os investidores e agentes de crédito que você pode colocar seu plano em ação.
Você quer que seu cartão de visita pareça impressionante, portanto, certifique-se de que o seu plano de negócios seja impresso em papel de boa qualidade, que você tenha verificado a ortografia e a gramática e que seus números se somem. Qualquer um que veja erros ao ler seu plano se perguntará se você cometerá erros semelhantes ao administrar sua empresa.
Um ótimo plano de negócios é a melhor maneira de mostrar aos banqueiros, capitalistas de risco e outros investidores que você merece apoio financeiro. Certifique-se de que seu plano seja claro, focado e realista. Em seguida, mostre a eles que você tem as ferramentas, o talento e a equipe para fazer isso acontecer.
Posts recentes
Ver tudoNeste post, você analisará a estrutura da sua empresa e quem são os principais membros da sua equipe. Esses detalhes são especialmente...